sexta-feira, 3 de abril de 2009

CONGREGAÇÃO CRISTÃ DO BRASIL

Congregação Cristã do Brasil

Nas últimas décadas têm surgido centenas de religiões, seitas e denominações falsas que se apresentam com os mais variados preceitos e práticas, prometendo uma nova dimensão de vida ou dizendo-se portadoras de uma nova revelação.
Modernamente, com o grande desenvolvimento do Pentecostalismo, que dá ênfase aos dons espirituais e à interpretação literal das Escrituras, têm surgido principalmente no Brasil denominações, tidas como evangélicas, que se dizem levantadas pelo Espírito Santos para essa ou aquela missão.
Tais denominações são, geralmente, fanáticas, extremistas e têm doutrinas e práticas em comum, das quais destacamos o lava-pés; uso de véu; ceia com pão asmo; batismo só em rio; ósculos santo e batismo somente no nome de Jesus.
Dentre estas denominações, gostaríamos de destacar nesta noite a Congregação Cristã do Brasil.
Além das práticas acima referidas, o que veremos maia adiante, A CCB tem práticas e costumes que adicionados a algumas doutrinas lhe tiram o caráter evangélico e lhe colocam à margem em relação às denominações evangélicas:
1- ORGULHO RELIGIOSO – Só eles estão certos... são exclusivistas, usam uma saudação diferente de todos os cristãos e chamam de irmãos somente àqueles que são membros do organização. Jesus classificou tais pessoas como hipócritas que ensinam preceitos de homens (Tiago 4:11).
2- NÃO TEM PASTORES – Chama a seus líderes de anciãos. De acordo com a Bíblia, a Igreja tem pastores, Mestres, Apóstolos, evangelistas, Presbíteros, diáconos, etc. A Bíblia manda obedecer aos pastores (Hb 13:7,17; Ef 4:11; Fil 1:1)
3- NÃO ACEITAM TODA A BÍBLIA – Dizem que devem se apegar apenas aos quatro evangelhos, e neles, nas palavras ditas diretamente por Jesus. Jesus Cristo não escreveu nenhum dos livros do NT; se não aceitam o que os apóstolos ou discípulos nos aconselham como inspirados por Deus, como crêem no que escreveram?
4- NÃO DAM O DÍZIMO – A prática de dar o dízimo é anterior à Lei e não foi abolida Por Jesus.
5- Batizam apenas em nome de Jesus – É a doutrina do “rebatismo” criada pelo Unitarianismo Modernista. Afirmam que o batismo nas águas deve ser “em nome de Jesus”. Contrariando a fórmula de Jesus em Mt 28:19.
6- SÃO PREDESTINISTAS – Afirmam que Deus já tem uma lista daqueles que serão salvos. Se uma pessoa esta na “lista”, mas cedo ou mais tarde chegar-se-á à Congregação Cristã. Por isso não pregam....
7- NÃO ACEITAM A CULTURA – Dizem que os anciãos não precisam estudar; que todo o conhecimento necessário é dado pelo Espírito Santo. Quem foi Mateus, Lucas, Pedro, Paulo?
8 – NÃO PREGAM EM PÚBLICO – Jesus pregou na beira do mar, na montanha, pregava nas ruas.
9 – SÓ ORAM DE JOELHOS – Torcem as palavras de Filipenses 2:10. Em Lucas 22:41 Jesus realmente se ajoelhou para orar, mas não há uma forma estática para esse ato:
10 – NÃO SUBSIDIAM OS OBREIROS – A Bíblia ensina que o trabalhador é digno do seu alimento (Mt 10:10; Lc 10:7; I Cor. 9:14). Paulo recebia donativos e ofertas das igrejas (Fil 4:15-17).
11 – NÃO DÃO CHANCE ÀS MULHERES – A mulher na Congregação Cristã não tem chance para nada!
12 – SÃO PROSELITISTAS – Uma das práticas mais mesquinhas dessa seita é viver procurando seus futuros adeptos entre os membros das igrejas evangélicas. Aproveitam o fato de que a pessoa está evangelizada, coisa que eles não fazem, e injetam em sua fé o veneno do fanatismo. A Bíblia manda que nos acautelemos contra os falso profetas (Mt 7:15).
13- SAUDAÇÃO COM ÓSCULO SANTO – Afirmam que o Senhor restabeleceu na Igreja a saudação com ósculo santo e citam Rm 16:16; I Cor. 16:20; I Tes. 5:26; I Pe 5:14 etc. O ósculo santo era um modo de saudação usado no oriente desde os tempos patriarcais. Era saudação comum tanto entre crentes como descrentes. Paulo não inventou essa saudação e nem a deu como mandamento. O seu conselho é que o ósculo fosse santo, isto é , sem maldade ou hipocrisia.
14 – O USO DO VÉU NA IGREJA – Dizem: “O Espírito Santo restabeleceu o uso do véu na Igreja, como está escrito na Bíblia, para as suas servas cobrirem a cabeça na hora do culto. Tipo figurativo na promessa da graça muito antes da Lei do Sinai (Gn 24:64,65)


A Congregação Cristã tem suas doutrinas fundamentadas em versículos isolados e mal interpretados. Qualquer pessoas que tenha o mínimo de conhecimento da Palavra de Deus sabe que isso é impraticável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário